https://www.high-endrolex.com/2
Filtrar:
  • A Academia Catarinense de Odontologia esteve representada por seu Presidente, Ac. Mauro Caldeira de Andrada, na solenidade de graduação em Odontologia da UFSC, dia 19 de abril de 2023, da turma que levou o
    nome da Professora Glaucia Santos Zimmermann e teve como Patrono e Paraninfo, respectivamente, as professoras Renata Gondo Machado e Sheila Stolf Cupani – Turma 2017-1.

    Na ocasião, foi outorgado o Mérito Discente ao graduando Sérgio Murilo Coelho, que se destacou com o melhor desempenho durante o curso. A Diretoria da ACO se solidariza com os(as) novos (as) profissionais e com os homenageados, estendendo para todos os docentes partícipes desta graduação.

  • A Academia Catarinense de Odontologia lançou no dia 30/03/2022 o 1° Concurso ACO de contos.

    O Objetivo do Concurso é o de estimular a produção intelectual entre os Cirurgiões-dentistas e alunos de cursos de Odontologia.

  • No dia 31 de março próximo passado, o Conselho Regional de Odontologia realizou cerimônia para dar posse aos novos conselheiros e diretoria do órgão, gestão 2022/2023, que tem como presidente a CD Sandra Regina Pereira Silvestre.

    A Academia Catarinense de Odontologia foi representada, no ato, por seu Presidente, Ac. Mauro Amaral Caldeira de Andrada e pela Ac. Joeci de Oliveira. Este gesto, mais que o cumprimento de ações protocolares, representou um fortalecimento de relações entre as duas entidades da classe odontológica catarinense.

  • Será a morte o último sono? Não, é o despertar definitivo (Scott)

    Na data de hoje, 27 de abril de 2021, José Edu Rosa desperta para a imortalidade. Sua vida e sua obra jamais fenecerão, respaldadas, de um lado, pelas mentes daqueles que tiveram o privilégio de serem seus próximos: seus amigos, companheiros, parceiros e parentes; de outro, por sua extensa obra bibliográfica e registros históricos de suas conquistas nas diversas áreas de sua atuação. Nasceu em Florianópolis em 27 de julho de 1932, filho de José Rosa e Jupira Fernandes Rosa, casado com Léa Lamego Rosa, filhas Luciana, Isabel e Emir.

  • (Texto produzido pela Ac. Joeci de Oliveira)

    ROGÉRIO HENRIQUE HILDEBRAND DA SILVA, nasceu em Blumenau/SC, em 22 de Janeiro de 1940.(81 a.)

    • Cirurgião-Dentista pela UFSC (1963), pós-graduado pela USP (1966), Doutor e Livre Docente pela UFSC (1974), Especialista em Odontopediatria Social pela School of Dentistry, University of Illinois (Chicago-USA) em 1979, e Especialista em Saúde Pública pela UFSC em 1980.
    • Exercício de atividade profissional em clinica particular, chefe da unidade de Odontopediatria no INAMPS, diretor do Departamento de Saúde Pública da Secretaria de Educação, Saúde e Assistência Social da Prefeitura de Florianópolis.
  • Faleceu no dia de hoje (14/04/2021) o Acadêmico e notável companheiro ROGÉRIO HENRIQUE HILDEBRAND DA SILVA, Patrono e Ac. Emérito da Cadeira nº 28.

    Titular da disciplina de Odontopediatria da UFSC, angariou amizade de seus pares e respeito de seus alunos, por sua competência e exemplo de dedicação ao ensino. Teve produtiva passagem pela vida associativa da odontologia catarinense. Na ACO, enquanto a saúde lhe permitiu, foi parceiro na administração e nos trabalhos acadêmicos. Quando se afastou, ainda serviu à Academia com seus exemplos e
    estímulos. Por seu temperamento sereno, conquistou vasta gama de amizades.

    A ACO envia aos familiares e amigos seus votos de pesar, rogando para que Deus conforte todos.

  • Vídeo institucional do Ministério da Saúde sobre Saúde Bucal gravado em Florianópolis, que é referência nacional em organização de atendimento odontológico público.

  • A Academia realizou reunião da Assembleia no dia 08 de abril de 2017, na residência do Presidente Ac. Saulo Silva Jabor e sua esposa Ana Marcia, para deliberar sobre assuntos de relevância para a entidade.  Por unanimidade aprovou o Documento “Execução orçamentária do exercício fiscal de 01/01/2016 a 31/12/2016”, que demonstra todo o movimento financeiro do ano fiscal de 2016. Da mesma forma, aprovou o “Projeto orçamentário para o exercício fiscal de 01/01/2017 a 31/12/2017”.
  • Ac. Jorge Cobra

    O Acadêmico Jorge dos Passos Correa Cobra representa a ACO no Conselho Estadual de Saúde, tendo como Suplente o Acadêmico Roberto Rogério Molleri.

    Em eleição realizada pelo Plenário do Conselho, foi indicado para a presidência o Ac. Cobra, para gáudio da Academia e da Odontologia Catarinense.

  • Ac. José Edu Rosa

    Os octogenários da Academia Catarinense de
    Odontologia
    O renomado cientista brasileiro radicado nos Estados Unidos, Marcelo Gleiser, abre o seu recente livro “A ILHA DO CONHECIMENTO”, com a seguinte frase: “o que define o ser humano é a sua curiosidade, é o querer saber sempre mais sobre o mundo e sobre si mesmo”.
    Trata-se de um conceito lapidar, sentido pela maioria das pessoas no avançar de sua idade cronológica.  A presente curiosidade, geralmente, manifesta-se mais evidente quando é rompida a barreira dos oitenta anos. Idade cabalista que costuma marcar profundamente aqueles que o destino permitiu a ultrapassagem do portal dos oitenta anos, consolidando a velhice e assustando com o horror da decrepitude.
    O olhar pelo retrovisor da existência e revisitando o passado, geralmente somos surpreendidos pelos acontecimentos vivenciados. Agora no vislumbre temporal distante, o passado aparece com o sabor saudosista aos enfrentamentos acontecidos.
    Nesse horizonte de o tempo, é permissível uma abordagem pessoal na tentativa de ilustrar o texto. Embora já faça dois anos da travessia do portal dos oitenta anos, somente agora caiu à ficha e a realidade apareceu com força total.  O despertar para a nova idade transitou por um caminho pedregoso, cheio de obstáculos que dificultaram acreditar na realidade, apesar de próprio da existência. Quando se completa 30 anos de idade, é comum pensar em uma perspectiva de duração da existência. O desejo é um tanto medíocre para estabelecer a fronteira temporal. Trinta anos, um pouco mais, um pouco menos. Quando a idade avança e ultrapassa os 40 anos de vida, o desejo de sobrevivência aumenta. São mais anos desejados para aliviar a intensa labuta da idade vigente. De repente se chega à extraordinária década dos setenta. Idade de avaliação. De ansiosidade. De preocupação com a proximidade da “ceifadeira”. Mas, também, de uma época de alegria. De satisfação de ver os filhos criados e, de provável estabilidade financeira, permitindo a tranqüilidade quanto às necessidades do cotidiano.
    Concluindo essa introdução necessária, dirigimos os holofotes para o cerne da questão de os nossos octogenários. Não são muitos. Apenas nove, nomeados pela idade cronológica: Vinício Olinger (1924- 6 de agosto – 90 anos), Regino Antunes Maciel (1925 - 17 de março – 90 anos). Hercílio Pedro da Luz (1926 – 29 de junho – 89 anos), Osny Lisboa (1930 – 18 de janeiro – 85 anos), Carlos Alberto Pinto da Luz (1931 – 30 de outubro – 83 anos), Adercio Miguel Domingues (1932 – 27 de abril – 82 anos), José Edú Rosa (1932 – 27 de junho – 82 anos), Juarez Philippi (1933 – 16 de fevereiro – 82 anos) e Jorge Seara Polidoro (1934 – 26 de julho – 80 anos). Seis são Fundadores e três são Titulares. Todos com extensa folha de serviços prestados a Academia Catarinense de Odontologia. Todos usufruindo o privilegio de alcançarem essa idade avançada.
    Faça da passagem do tempo uma conquista e não uma perda
    A experiência adquirida com a soma dos anos pode ser expressa em uma única frase buscada na sabedoria árabe: “Confie em ALA, mas amarre o seu camelo”.
    Ac. José Edú Rosa
    Texto escrito a pedido do Ac. Jorge Seara Polidoro

    O renomado cientista brasileiro radicado nos Estados Unidos, Marcelo Gleiser, abre o seu recente livro “A ILHA DO CONHECIMENTO”, com a seguinte frase: “o que define o ser humano é a sua curiosidade, é o querer saber sempre mais sobre o mundo e sobre si mesmo”.

  • Mário Uriarte
    O Professor Mário Uriarte Neto, membro da Academia Catarinense de Odontologia, ocupando nessa gestão o cargo de Orador, assumiu no dia 1º de abril de 2014 a direção do Centro de Ciências da Saúde da UNIVALI, fato altamente lisonjeiro para nossa entidade.
    Além da formação acadêmica com dedicação ao ensino em Clínica Odontológica, o Dr. Mário Uriarte Neto sempre disponibilizou grande
    parte de sua vida a atividade administrativa e pedagógica. Coordenou com sapiência e desenvoltura durante onze anos na mesma universidade o curso de Odontologia, demonstrando com muita clareza o seu entendimento do papel do professor, não apenas na transmissão de conteúdos, mas, principalmente, na condição de educador.

    O Professor Mário Uriarte Neto, membro da Academia Catarinense de Odontologia, ocupando nessa gestão o cargo de Orador, assumiu no dia 1º de abril de 2014 a direção do Centro de Ciências da Saúde da UNIVALI, fato altamente lisonjeiro para nossa entidade.

  • pauloamarante_tn

    A ACO acha-se enlutada com o falecimento do Acadêmico Honorário Prof. Dr. PAULO AMARANTE DE ARAUJO.

    Destacou-se pela sabedoria, competência didático-pedagógica, dinamismo e dedicação aos amigos.

    Inscreveu seu nome entre os grandes mestres da Odontologia Brasileira. 

  • A valorização da Odontologia brasileira se observa em vários campos. Exemplo disto é a decisão recente do Hospital das Clínicas de São Paulo de implantar atendimento diário por dentistas aos pacientes internados em seus 115 leitos, num reconhecimento de que o aporte odontológico reduz o tempo de internação. O Hospital Universitário da UFSC conta com este tipo de serviço, prestado pela disciplina regida pela Professora Denise Oleiniski.

https://www.high-endrolex.com/2 https://www.high-endrolex.com/2