https://www.high-endrolex.com/2

Será a morte o último sono? Não, é o despertar definitivo (Scott)

Na data de hoje, 27 de abril de 2021, José Edu Rosa desperta para a imortalidade. Sua vida e sua obra jamais fenecerão, respaldadas, de um lado, pelas mentes daqueles que tiveram o privilégio de serem seus próximos: seus amigos, companheiros, parceiros e parentes; de outro, por sua extensa obra bibliográfica e registros históricos de suas conquistas nas diversas áreas de sua atuação. Nasceu em Florianópolis em 27 de julho de 1932, filho de José Rosa e Jupira Fernandes Rosa, casado com Léa Lamego Rosa, filhas Luciana, Isabel e Emir.

Para oferecer melhor visão desta personalidade Ímpar que foi José Edu Rosa faço, neste espaço de homenagem, relatos mais específicos de sua trajetória.

José Edu Rosa e a formação profissional – graduou-se em Direito e Odontologia, tendo decidido exercer a profissão (por vocação) de Cirurgião-Dentista. Exerceu a clínica odontológica em clínica particular e entidades públicas, tendo finalmente se dedicado ao ensino como professor da Faculdade de Farmácia e Odontologia de Santa Catarina, mais tarde UFSC.

José Edu Rosa e o magistério – despontou na UFSC como professor principalmente na disciplina de Radiologia Odontológica, que se tornou referência nacional. Foi professor-titular responsável pela disciplina até a aposentadoria, tendo nesse tempo formado uma equipe de professores que se notabilizou no ensino da graduação e pós-graduação. Iniciou sua carreira como Assistente, galgou a Livre-docência e o Doutorado. Na administração universitária foi uma figura de proa, tendo dirigido várias instituições da UFSC, além de ter influenciado diversas decisões da cúpula universitária que redundaram ganhos excepcionais para a instituição, seu ensino e seu quadro docente.

José Edu Rosa e as atividades classista – desde início do exercício da profissão dedicou-se às atividades de associações de classe (ABO, ABRO, ACO e outras), numa prova de sua vocação pelo trabalho de engrandecimento da classe.

José Edu Rosa na Academia Catarinense de Odontologia – Um dos três Acadêmicos inspiradores da criação da ACO, foi seu Acadêmico Emérito e Patrono da Cadeira nº 2. Entre os vários cargos que ocupou está o de Presidente. Na visão de antigos acadêmicos, a ninguém a ACO deve mais de sua pujança de hoje do que a José Edu Rosa.

O Cientista José Edu Rosa – na área da ciência obteve destaque na UFSC: entre teses e livros relacionados à odontologia, publicou 29 obras; no gênero memória, 8 obras e uma obra de ficção literária.
O reconhecimento a José Edu Rosa – recebeu 63 comendas e méritos; 14 títulos honoríficos; até sua aposentadoria pertencia a 14 entidades associativas e científicas; o ambulatório de radiologia do curso de odontologia da UFSC leva o seu nome.

José Edu Rosa, o amigo – personalidade forte, de liderança, irrequieto...vencedor!
Leal, responsável, parceiro ... amigo

(Texto produzido pelo Ac. Delmo Tavares)

https://www.high-endrolex.com/2 https://www.high-endrolex.com/2