É com profundo pesar que a Academia Catarinense de Odontologia comunica o falecimento de nosso colega e amigo Dr. Rui Tavares, ocorrido hoje, 26/06.
Membro Titular e Emérito da Cadeira nº 35, professor da UFSC, Mestre e Doutor em Odontologia, Rui dedicou sua vida à Oclusão e Prótese, formando gerações de dentistas e contribuindo ativamente para a ABOSC e para a odontologia catarinense.
Neste momento de dor, nos unimos em preces aos familiares e amigos.
Que descanse em paz.

Numa cerimônia concorrida, na noite do dia 22 de maio pp. a ACO realizou sua Sessão Solene do primeiro semestre. Os acadêmicos Casimiro Manoel Martins Filho, Joeci de Oliveira e Mauro Amaral Caldeira de Andrada foram agraciados com a Medalha Samuel Fonseca, pelas suas relevantes atuações a frente do MOSC- Museu da Odontologia de Santa Catarina. A Professora Dra. Patrícia Almeida Miguez, foi homenageada com o diploma de Mérito em Pesquisa.
A Sessão iniciou com a palavra da oradora oficial da ACO, Ac. Liliane Janete Grando, que fez um retrospecto destes 34 anos de4 existência da Academia e enalteceu a biografia e currículo dos homenageados. Estiveram presentes 23 acadêmicos e acadêmicas, além dos homenageados, familiares e amigos e convidados.
Prestigiaram a cerimônia e fizeram parte da mesa diretiva, o Presidente da ACO, Ac. Nestor Antônio Schmidt de Carvalho, o Presidente do CRO-SC, Dr. Wilson Andriani Júnior, a Presidente da ABENO, Ac. Daniela Lemos Carcereri ; Ac. Casimiro Manoel Martins Filho, Presidente do MOSC, Dra. Fernanda Berreta, Coordenadora de Saúde Bucal da Secretaria de Estado da Saúde, nesse ato representando o Secretário de Estado da Saúde, Dr. Diogo Demarchi Silva, Dr. Fábio Henrique Dias da Silva, representante do Dr. Almir Gentil, Secretário da Saúde de Florianópolis e Fabiano Rodrigues Palma, Diretor da Escola de Ciências da Saúde da Univali,, nesse ato representando o Magnífico Reitor, prof. Rogério Corrêa.
Após a solenidade foi servido um jantar a cargo do Buffet Debigas e a música ambiente foi executada pelo cantor Zequinha.
Com um número expressivo de Acadêmicos, a ACO realizou no último dia 11/04/2026 a reunião da Assembleia, na sede da Associação Barriga Verde de Oficiais Militares.
Nesta reunião foram discutidos e aprovados os documentos:
- Referendo da modificação no valor de depósito no fundo de reserva da ACO;
- Prestação de contas do exercício de 2025, com parecer do Conselho Fiscal;
- Apreciação e aprovação da concessão da Medalha Samuel Fonseca aos acadêmicos Joeci de Oliveira, Mauro Amaral Caldeira de Andrada e Casemiro Manoel Martins Filho, aprovação da concessão do Mérito Acadêmico à Dra Patrícia Migues;
- Fala do Presidente do MOSC sobre a implantação do Programa Educativo do Museu, destacando o Termo de colaboração assinado com a Univali.
Após os trabalhos, os Acadêmicos presentes participaram de um almoço de confraternização.
A Academia Catarinense de Odontologia participou no último dia 04 de março das comemorações de 30 anos de fundação da Academia Catarinense de Medicina.
A ACO se fez representar por seu presidente Nestor A.S. de Carvalho, acompanhado do Vice Presidente Maury A. Maciel e do tesoureiro Mauro A.C. de Andrada, na solenidade que foi realizada no plenário da Assembleia Legislativa de SC.
O acadêmico Murillo R. Capella, orador da solenidade, destacou o importante papel que a ACO desempenhou quando da criação da ACAMESC em 1996.
Na foto nossos acadêmicos junto ao presidente da ACAMESC, ac Anastácio Kotzias.
Faleceu no dia 04 de janeiro de 2026, aos 89 anos de idade, o Ac. Elmo Bittencourt, emérito da cadeira 6. De espírito conciliador, foi um ícone na preservação da harmonia das instituições que participou, como ACO, ABO-SC e Maçonaria.
Credite-se ao Ac. Elmo a oportuna percepção da necessidade de interiorização da Academia, para aumentar a representatividade estadual e evitar a criação de congêneres municipais de pouca expressão. Essa visão foi por ele defendida numa reunião da Diretoria da ACO, que, de imediato, elaborou um plano com aumento do número de acadêmicos do interior do Estado e realização de reuniões administrativas e solenes fora da sede, iniciadas em 2004 em Joaçaba.
Homem de grandes virtudes familiar, fiel e generoso com os amigos, preciso no cumprimentos de suas obrigações, profissional e professor de reconhecida competência, foram marcas que deixou para posteridade e que garantirão a imortalidade de seu nome e sua obra.
Que Deus o tenha em sua morada e console seus familiares.

Neste dia 6 de dezembro de 2025 faleceu, com 101 anos, o Ac. Vinicio Olinger, um dos quinze fundadores da Academia, que se imortaliza como Patrono da Cadeira 11.
Destacado profissional da Odontologia, sempre à procura da evolução, buscou atualização nos Estados Unidos, incomum para a época. Como professor, primou pela seriedade e competência com que exerceu a titularidade da Disciplina de Prótese da UFSC.
Enquanto a saúde lhe permitiu, foi parceiro das atividades da ACO e sempre demostrou o amor que tinha pela entidade. A Diretoria da Academia Catarinense de Odontologia expressa seu pesar pelo infausto.
Que Deus conforte a família.
