Filtrar:
  • A lei 4324/64, que criou o CFO e seus braços regionais, completou 57 anos em 14 de abril deste ano de 2021. Foi promulgada numa época em que o Brasil tinha, presumivelmente, 30 mil Cirurgiões-Dentistas. Hoje estamos com 336.270 (ABENO – 01/05/2021) e crescendo com alta taxa de incremento.

    A estrutura de composição do Sistema Conselhos está obsoleta e pouco democrática para o mundo moderno, não representando efetivamente o dentista brasileiro de todas as instâncias do território nacional.

    Em dezembro de 2018 o Deputado Federal Carlos Henrique Gaguim protocolou na Câmara o Projeto de Lei 11.165, alterando a lei 4324, que traz em seu bojo ares de democracia e ajustes às necessidades atuais de
    composição dos Conselhos. Este PL está parado desde sua apresentação na Comissão de Seguridade Social e Família, aguardando parecer.

    A Academia Catarinense de Odontologia, entendendo o ganho para o dentista brasileiro e para o próprio Sistema Conselhos, está iniciando uma campanha para conseguir a tramitação desse projeto; campanha esta que
    contará com a participação das Academias de Odontologia do Brasil, que estão sendo concitadas a analisarem o texto, sugerir eventuais modificações (emendas parlamentares) e mobilizarem seus representantes estaduais na Câmara de Deputados para acelerar a tramitação.

    A ACO criou uma estratégia para o estudo do projeto que deverá ser cumprido pelas demais academias e desaguará num fórum nacional de Academias de Odontologia do Brasil.

  • Para se ajustar ao momento atual e garantir a continuidade da vida acadêmica, a Academia instituiu duas reuniões semanais por internet:

    1. Reunião do grupo que compõe a legislação do Museu da Odontologia Catarinense.
    2. Reunião de Diretoria, com participação aberta para todos os membros da Casa, para discussão dos assuntos administrativos e outros de interesse da classe.

    Ambas são realizadas às quartas - feiras, sendo a do museu às 14:30 h e a da Diretoria às 17 h.

    A reunião de Diretoria do dia 27 de maio foi transformada em live para discussão do Ensino à Distância em Odontologia, com foco especial às atividades neste período de recesso escolar com vistas à proteção contra a pandemia que assola o mundo. Além dos Acadêmicos, participaram como convidados o Prof. André Rtter (Universidade de Nova Iorque) e a Profª Vania Fontanella, presidente da ABENO.

    A iniciativa teve ampla repercussão no meio acadêmico.

  • Dia 25 de maio de 2019 marcou para a Academia seus 27 anos de instalação (1992) e para comemorá-los realizou Sessão Solene, dirigida pelo Presidente Ac. Antônio Gonçalves Filho, fartamente prestigiada por autoridades, Acadêmicos e convidados. Constaram da pauta da reunião:

    • Palavra do Orador, Ac. Roberto Molleri
    • Concessão do título de “Acadêmico Emérito” ao Ac. Élito Araujo
    • Outorga do “Mérito Acadêmico” ao Professor Antônio Carlos Cardoso.
    • Outorga da “Medalha Acadêmico Samuel Fonseca” ao Dr. André Vicente Ritter
    • Posse como “Acadêmico Honorário” do Dr. Gilberto Alfredo Pucca Junior.

    Após a Sessão foi servido jantar de confraternização que, além do Buffet especial, foi engrandecido pela apresentação do “Show Man” Carlos dos Santos entusiasmando os partícipes.

  • Nesta data, 11 de maio de 2019, faleceu o Ac. CAETANO VIEIRA DA COSTA NETO, dedicado profissional com destaque no exercício da Cirurgia Buco-Maxilo. Em sua trajetória viveu aspergindo alegria, lealdade, companheirismo. Benquisto na Academia onde foi sempre parceiro, deixará significativo vazio. A figura gauchesca do “Tio Caeta” estará para sempre na memória de seus amigos e familiares. Que seus familiares encontrem a serenidade na forma generosa como ele viveu.

  • No dia 27 do mês de maio de 2017 a ACO se viu privada de um de seus mais brilhantes membros e competente administrador. Faleceu o Acadêmico TELMO TAVARES,  Membro Emérito e Patrono da Cadeira 31. Cidadão de grande coturno, alto prestígio social, profissional e classista e destacado professor da UFSC, cujas aulas eram referência na instituição. Esposo e pai dedicado e amoroso. Na Academia, foi seu Presidente, Vice-Presidente e Secretário, sempre aspergindo generosidade e desenvolvendo extraordinária produtividade. Seu falecimento deixará imenso vazio nos seus círculos de atividades, já que em todos ele transitou com nobreza de espírito e alta capacidade laboral.  A Academia enlutada se mostra solidária com a dor de sua família e roga para que esta dor seja substituída pela saudade confortante de seus inúmeros feitos e ensinamentos.

  • No dia 26 de maio de 2017 a Academia comemorou, em Sessão Solene, seus 25 anos de instalação. Fundada em 25 de outubro de 1991, foi instalada em 21 de abril de 1992, em Sessão Solene realizada no auditório da Reitoria da UFSC. Iniciaram aí suas atividades como uma entidade classista diferenciada, com objetivos e propósitos não abrangidos pelas demais já existentes. A Sessão comemorativa em tela, realizada no Hotel Maria do Mar, foi dirigida pelo Presidente Saulo Silva Jabor e pelo VIce-Presidente Antônio Gonçalves Filho e contou com número entusiasmante de Acadêmicos. Nela foi desenvolvido protocolo que abrangeu referências à data e outorgadas homenagens.

  • A Assembleia da Academia Catarinense de Odontologia reuniu-se em Sessão Solene, no dia 20 de maio de 2016, para comemorar os 24 anos de instalação da entidade, com significativo número de Acadêmicos e visitantes.

  • No dia 08 de maio de 2015 a ACO realizou Sessão Solene para comemorar os 23 anos de sua implantação, mérito ressaltado por seu Orador Oficial, Ac. Mario Uriarte Neto. Homenagens foram prestadas a Cirurgiões-Dentistas de destaque no exercício da profissão, que passam a ser registrados na historiografia da Odontologia Catarinense. 

    Sessão Solene Maio/2015 Sessão Solene Maio/2015 Sessão Solene Maio/2015

  • Itajaí Maio 2014No dia 9 de maio de 2014 a Univali recebeu a ACO para realização de Sessão Solene objetivando as comemorações de 22 anos de instalação da Academia e 50 anos de ensino superior no vale do Itajai, que teve importante influência e participação da Univali. Esta sessão fez parte do calendário oficial de comemorações da Univali, o que se constituiu numa honra concedida por aquela casa de ensino e contou com o comparecimento de grande número de participantes.

  • Sessão Solene Maio 2013A expressão acima foi cunhada pelo Orador da Academia, Ac. Casimiro Manoel Martins Filho, em seu discurso oficial que abriu a Sessão Solene realizada em 17 de maio último, no auditório do CRO-SC, no Ed. Trajanus em Florianópolis e simbolizou a natureza da reunião e as homenagens que a compuseram.

  • Sessão Solene na cidade de TijucasA realização da Sessão que comemorou os 20 anos de implantação da ACO, no dia 27 de abril passado em Tijucas, constituiu-se num evento de destaque para a municipalidade daquela cidade, contando com o prestígio do Prefeito Elmis Mannrich, seu secretariado, entidades de classe, clubes de serviço e munícipes. A sessão foi dirigida pelo Presidente Ac. Saulo Albuquerque que contou com a experiência do Ac. José Edu Rosa como chefe do protocolo.

  • Endontia - Ilson José SoaresEm co-autoria com o Prof. Fernando Goldberg, da Argentina, nosso Acadêmico Ilson Soares lança a segunda edição da obra “Endodontia – Técnicas e Fundamentos”. A apresentação didática do conteúdo, aliada à farta ilustração e amplas correlações entre teoria e prática, pela exploração de casos clínicos selecionados, o tornam um livro de relevante importância no ensino da Endodontia. Esta segunda edição – com novos enfoques da especialidade – será também, como a primeira, editada em espanhol brevemente.
  • Projeto Perfis Academicos II Para uma Entidade que faz da memorialística sua meta de maior visibilidade, nada mais correto do que preservar a memória de seus próprios membros. O Livro “Perfis Acadêmicos” se insere no projeto Memória Perene para atender àquele propósito.